
CONGREGAÇÃO
BATISTA
BONFIM
DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA
Nossa Declaração Doutrinária esta baseada na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira - CBB.
I- Escrituras Sagradas
A Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana.
II- Deus
O único Deus vivo e verdadeiro é Espírito pessoal, Eterno, Infinito e Imutável; é Onipotente, Onisciente, e Onipresente; é perfeito em Santidade, Justiça, Verdade e Amor.
1- Deus Pai
Deus, como Criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens.
2 - Deus Filho
Jesus Cristo, um em essência com o Pai, é o eterno Filho de Deus.
3 - Deus Espírito Santo
O Espírito Santo, um em essência com o Pai e com o Filho, é pessoa divina.
III - O Homem
Por um ato especial, o homem foi criado por Deus à Sua imagem e conforme a Sua semelhança e disso decorrem o seu valor e dignidade.
IV - O Pecado
No princípio, o homem vivia em estado de inocência e mantinha perfeita comunhão com Deus.
V - Salvação
A salvação é outorgada por Deus pela Sua graça, mediante arrependimento do pecador e da sua fé em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.
VI - Eleição
Eleição é a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, não por qualquer mérito, mas segundo a riqueza da sua graça.
VII - Reino de Deus
O Reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus e é eterno.
VIII - Igreja
Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra “igreja” é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento.
IX - O Batismo e a Ceia do Senhor
O batismo e a ceia do Senhor são as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo próprio Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica.
X - O Dia do Senhor
O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito.
1 Com o advento do Cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado neste dia.
2 Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que - pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas - eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”.
3 Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.
XI - Ministério da Palavra
Todos os crentes foram chamados por Deus para a salvação, para o serviço cristão, para testemunhar de Jesus Cristo e promover o Seu reino, na medida dos talentos e dos dons concedidos pelo Espírito Santo.
XII - Mordomia
Mordomia é a doutrina bíblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas.
XIII - Evangelização e Missões
A missão primordial do povo de Deus é a evangelização do mundo, visando à reconciliação do homem com Deus.
XIV - Educação Religiosa
O ministério docente da Igreja, sob a égide do Espírito Santo, compreende o relacionamento de Mestre e discípulo, entre Jesus Cristo e o crente.
XV - Liberdade Religiosa
Deus, e somente Deus, é o Senhor da consciência.
XVI - Ordem Social
Como o sal da terra e a luz do mundo, o cristão tem o dever de participar em todo esforço que tende ao bem comum da sociedade em que vive.
XVII - Família
A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.
XVIII - Morte
Todos os homens são marcados pela finitude, de vez que, em consequência do pecado, a morte se estende a todos.
XIX - Justos e Ímpios
Deus, no exercício de sua sabedoria, está conduzindo o mundo e a história a seu termo final.